O que aprender com as Paralimpíadas?
A emoção e as lições que os Jogos Paralímpicos nos dão não podem ser somente um "lembrete" a cada 4 anos
É emocionante assistir aos Jogos Paralímpicos. Sorte a minha que tenho acesso à TV por assinatura, que oferece a cobertura dos Jogos, mas nada comparado à cobertura das Olimpíadas, que esse ano ainda contou com a incansável Cazé TV.
Comparada à transmissão dos Jogos Olímpicos, sinto falta de assistir mais jogos e competições não somente com brasileiros, mais reportagens sobre os bastidores, histórias de vida e afins. Mas, abuso do conteúdo que recebo, especialmente nas redes sociais oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Minha TV, que normalmente já é bem sintonizada em canais esportivos, por conta da paixão por Fórmula 1, tênis, hóquei, Eurocopa e afins, na época Olímpica e Paralímpica, fica mais esportiva do que nunca.
Mas afinal, o que podemos aprender com as Paralimpíadas?
Não é difícil compreender o efeito psíquico, físico e social do esporte paralímpico para os atletas, mas esse efeito vai além. Contribui para a construção de uma sociedade realmente pluralista, que respeita e convive com as diferenças, sejam elas quais forem.
Nos mostra que as pessoas com deficiências não precisam de nossa pena, ou compaixão, mas sim de estímulo, apoio e luta conjunta pela democratização das oportunidades de acesso para além dos jogos, para que tenham uma rotina digna e feliz.
Não há motivação mais pura e sem interesses do que os Jogos Paralímpicos.
Os Jogos, ou melhor, os atletas, nos ensinam de uma vez só: Superação, Resiliência, Inclusão, Diversidade, Habilidade e Adaptação.
As lições
Superação e Resiliência: Os atletas paralímpicos enfrentam desafios que vão muito além do podemos imaginar. As histórias mostram superação, como resultado de determinação e esforço, alcançando a vitória sobre obstáculos que, à primeira vista, parecem intransponíveis.
Trabalho em Equipe e Solidariedade: Nas Paralimpíadas, o espírito de equipe e a solidariedade entre os atletas são muito evidentes. Eles frequentemente se apoiam, mostrando que a competição saudável pode coexistir com o companheirismo.
Inclusão e Diversidade: Destacando a importância da inclusão, as Paralimpíadas mostram que o esporte é para todos, independentemente de limitações físicas ou mentais. A diversidade de atletas nos faz repensar nossa percepção sobre o que é "normal" ou "possível".
Inovação Tecnológica: As adaptações e tecnologias utilizadas pelos atletas paralímpicos são exemplos de como o investimento em tecnologia pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Próteses, cadeiras de rodas esportivas e muitos outros dispositivos mostram que a inovação não só pode ser, como já é uma poderosa aliada para a inclusão.
“O esporte transforma vidas”
Jerusa Geber, vencedora de duas medalhas de ouro em Paris deixou um emocionante recado em entrevista após a incrível vitória nos 200m T11.
Os atletas paralímpicos inspiram não apenas outros atletas, e futuros atletas, mas toda a sociedade, ensinando que a determinação e o trabalho duro podem levar ao sucesso, independentemente das circunstâncias.
Só nos resta aprendermos a lição.
Obrigada por ler minha newsletter! Inscreva-se gratuitamente para receber novos posts e apoiar o meu trabalho.